quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ferramentas e Materiais para Scrapbook

No mundo do Scrap a quantidade de materiais existentes é enorme e acredito que a maioria das pessoas, principalmente iniciantes ficam meio perdida, gostam de tudo e querem levar a loja inteira pra casa, sem saber ao certo o que é legal comprar e quais os materiais essenciais para iniciar neste hobby.

Muitos equipamentos precisam de um pouco mais de conhecimento para utilizar, então vou dar umas dicas de materiais básicos para iniciar na arte de scrapbooking. Uma dica que acho legal deixar aqui pra quem está começando é fazer cursos. Comece com cursos para iniciantes e vá avançando, com o tempo você vai conhecendo melhor os materiais e as diferentes formas de usar e aplicá-los.

Ferramentas Básicas
 
Base de Corte

A base de corte é utilizada para cortar seus projetos em cima dela, pois ela contém varias marcações em centímetros que ajudam na hora de tirar as medidas que precisam ser cortadas, além de proteger a sua mesa de riscos e cortes.  Se você tiver um espaço grande para guardar e fazer os seus trabalhos em scrap, aconselho a comprar uma base de corte grande.

 
Canetas

São ótimas e imprescindíveis para fazer o seu journaling. Você pode usá-las para acabamentos, desenhar alguma coisa e principalmente escrever texto, frases, poemas... qualquer coisa que queira!! Você pode usar canetinhas ou as canetas gel, que contém algumas cores cintilantes e fica um diferencial bem legal. Mas cuidado, pois algumas demoram para secar.

 Cola

Sempre usar cola acid-free, senão os seus projetos ficaram amarelados com o tempo. A cola acid-free é mais cara, mas vale o investimento, pois ela dura bastante. Você não precisa usar muito, passe uma camada bem fina somente nas extremidades do papel, não precisa mais do que isso. Tome cuidado na hora de colar, pois ela costuma secar rápido quando utilizada para colar papéis.


Estilete

Existe o estilete comum, que a maioria já conhece e tem o estilete com ponta arredondada, que é muito mais fácil de usar. Dê preferência ao estilete que seja fácil de manusear, de corte afiado e que tenha trava de segurança.

Lápis e borracha

Muito usado para fazer as marcações de corte. Prefira as borrachas moles que apaga o risco mais fácil, algumas borrachas precisam passar tantas vezes para apagar o risco que acabam desbotando o papel, então tome cuidado. O lápis (também pode ser lapiseira) deve ser riscado de cor fraca para o risco não ficar aparente depois.

Tesoura

Este item é essencial. Sem ele não dá pra fazer muita coisa, não é mesmo. Aconselho comprar pelo menos 2 tipos de tesoura, uma tesoura para cortar os papéis, que deve ser bem afiada e que deslize fácil para cortar círculos e fazer bordas arredondadas com facilidades e de ponta para fazer cortes precisos, e outra tesoura para cortar fitas e materiais adesivos. Você deve estar se perguntando, mas não posso usar a mesma tesoura para as duas coisas? Pode sim, mas vai cometer um erro que muitas iniciantes fazem (inclusive eu), pois no começo é tudo ótimo, mas depois de um tempo você vai perceber que usando a tesoura para cortar materiais adesivos e com cola, ela perde o fio mais rápido e fica com suas pernas grudentas, estragando os papéis quando você usar a mesma tesoura para cortas os papéis.  É bom ter outra para cortar tecidos e outra para materiais mais duros como chipboard, mas essas vocês pode adquirir depois com o tempo, pois estes materiais você dificilmente vai usar no começo. Quando começar a utilizar estes materiais (tecido e chipboard) em seus trabalhos, aconselho a adquirir uma tesoura para cada tipo de material.


Régua de Metal

Extremamente necessária, pois é com ela que você vai tirar as medidas que precisa e usar para fazer os cortes. É fundamental que a régua seja metálica e não de plástico, pois a régua será usada para cortes com o estilete, e este vai lascar toda a régua se ela for de plástico, fazendo com que a mesma não tenha fique torta. Prefira a régua de aço, pois a de alumínio também por lascar e de 30 centímetros.

Papéis

A variedade existente é gigantesca e quando você os vê, quer levar todos para casa, mas tenha calma e respire fundo nesta hora. Não adianta levar um monte de papel para casa se nem sabe onde vai usá-los. O legal é quando você comprar, já tentar fazer uma combinação para usar eles. Pense no seu projeto, nas fotos que vai utilizar, tente combinar elementos da foto ou o tema do projeto com os papéis escolhidos. Muitos indicam comprar pelo menos 3 papéis para um projeto: um de cor lisa, um de desenho padrão (tipo xadrez, ou bolinhas, listrinhas, etc) e outro com uma estampa diferenciada. Se os papéis combinarem entre eles com as cores, fica um contraste legal da estampas diferenciadas, porém com o tempo e a prática você vai encontrar sua própria forma de fazer estas combinações. O importante é que o papel utilizado seja especifico para scrapbooking: papéis livre de ácido e lígnia (acid/lignin free).

Ferramentas Opcionais (Nível Básico)

Botões e Fitas

Ambos são muito utilizados e não custam caro, em qualquer loja de armarinho tem bastante opção.



Carimbeiras e carimbos

Eu particularmente acho que os carimbos são um charme!! Adoro carimbar, porém para quem está começando, prefira comprar as carimbeiras com cores neutras que dê para utilizar em vários outros projetos, quanto aos carimbos, dê preferência aqueles mais genéricos, palavras e frases montadas são difíceis de usar. Um alfabeto é ótimo para escrever alguma coisa carimbando. Para limá-los, você pode lavar, dependendo do carimbo ou usar aqueles papéis umedecidos tipo "baby wipes", são ótimos e deixa um cheirinho agradável.

Enfeites (embelishments)

Você pode usar flores, brads, ilhós, adesivos, cantoneiras, transparências, entre outros, mas no começo aconselho a não comprar muita coisa. Compre alguns poucos itens de cada e veja qual deles você gosta mais para adaptar em seus projetos. Com o tempo você vai descobrindo várias formas diferentes de usá-los. Alguns deles precisa de outros equipamentos para aplicar no seu projeto, como por exemplo, os ilhoses, e enquanto você não tiver este equipamento, não compensa comprar, pois não terá como usá-los.


Fita Banana

Não é essencial, mas é um item muito utilizado, barato e que faz uma grande diferença no projeto. Este fita é igual uma fita dupla face, mas contém uma espuma no meio  o que faz com que o item colado com ela fique mais alto, dando uma impressão de dimensão no seu projeto. Você pode utilizar para destacar algum item e fica lindo. Acredito que devido ao custo e benefício, ele se torna um item básico.

Fita dupla face

Essa fita é muito usada para colar as fotos, botões, flores decorativas, papel, tecido, tansparências, entre outros. Existe também as Glue-Dots que são fitas dupla face que já vem cortadas em formato de pequenos circulos (perfeitas para colar botões), são mais caras mas agilizam na hora de fazer os trabalhos, pois você não tem o trabalho de cortar a fita com a tesoura, porém é um item que pode ser comprado depois, o necessário mesmo é uma fita dupla face normal.

Furadores

São ótimas e ao mesmo tempo uma tentação!! Caso esteja começando, aconselho a comprar furadores de formatos mais comuns, formato de tags, círculos, flores... se comprar furadores com desenhos muito específicos, acaba que você não consegue usar muito.

Ferramentas Opcionais (Nível Intermediário)

Agulha, linha e base de EVA

Ótimo para pregar botões no projeto ou até mesmo costurar algo, isso é muito utilizado. A base de EVA deve ser usado para fazer os furos sem estragar o papel, esta também pode ser utilizada na aplicações dos brads.

Aplicador de Ilhós

Existem vários no mercado e o aplicador é necessário para utilizar os ilhoses, porém para quem está começando não precisa aplicar ilhós nos trabalhos. No mercado tem vários tipos de aplicadores de ilhós das mais variadas combinações, e alguns são até complexos de usar. Sugiro fazer uma pesquisa sobre a utilização deles antes de sair comprando.

Boleador e Caixa de Luz

Muito utilizado para fazer detalhes em relevo no projeto.


Guilhotina

Muita gente acha a guilhotina um material essencial, mas pra mim ele não é não. Faço scrap a mais de um ano e não tenho guilhotina. Ela agiliza e facilita muito, mas não é essencial. Para quem não tem muita firmeza na mão para cortar usando o estilete, eu aconselho adquirir uma, pois você vai errar muito menos (neste caso você vai achar que a guilhotina é essencial). Existe várias espalhadas no mercado e os preços costumam varirar bastante, portanto antes de comprar uma, aconselho pesquisar qual delas atende melhor suas necessidades.

Grampeador

Acredito que não seja um item essencial, alguns grampos maiores é possível utilizá-los sem o grampeador, somente perfurando o local correto e dobrando as suas perninhas atrás do projeto. Outros grampos pequenos são mais complicados mesmo e precisa de grampeador.

Tinta e pincel


Você pode usar tinta acrílica para pincelar seu projeto! Fica lindo e dá um efeito incrível. Prefira as tintas à base de água. Tome muito cuidado para utilizar tintas, pois as vezes suja as mãos e acabamos borrando o projeto sem perceber, tenha sempre por perto um pano para limpar as mãos.

Tinta Relevo

Ela dá um efeito de relevo no local onde aplicado e brilhante, fica parecido com um botão transparente cintilante. Um ótimo efeito, principalmente em projetos que lembrem mar, praia, água...

Espero ter ajudado as iniciantes sobre quais produtos adquiri para iniciar neste novo hobby.
Qualquer dúvida é só comentar que eu tento responder...
bjo!! Si

5 comentários:

  1. Lidas demais suas páginas, seus albuns...
    Adorei!

    Bjinhs

    Boa sorte^

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo

    Eu gostaria de saber qual e o melhor modelo de album para scrapbook para usar

    =D

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem, bem elucidativa, tirando basstante as dúvidas não só de iniciantes, mas de todos. Parabéns.

    ResponderExcluir

Oba!! Obrigada pelo seu comentário!!!!