terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dicas para iniciantes em scrapbooking

Muitos amigos lêem meu blog, gostam do trabalho, me perguntam sobre ele, mas não sabe muito bem o que é, algumas até pedem dicas de como começar, como que faz e tal... Para quem está começando agora com o Scrapbooking, segue uma pequena introdução sobre este hobby.

Muitas pessoas não sabem, mas esta mania começou a muito tempo atrás com os diários e recortes de revistas e jornais.

Hoje muito mais aprimorado, com papéis especiais e coloridos, o scrapbooking ganhou uma nova vida! Elaborados com muitos acessórios decorativos e relato das fotografias, fez com que os álbuns de scrap virasse febre e cada dia cresce mais o número de pessoas interessadas em aprender mais sobre essa técnica, que também é muito utilizada para fazer convites, lembrancinhas e até aqueles diários enormes das adolescentes. Além disso, a preocupação com a conservação da fotografia também não foi deixado de lado e hoje existe muitos materiais especializados nisso.

Vou tentar postar alguns artigos para quem está começando e tiver interesse em aprender um pouco mais e trocar figurinhas, pois eu também não tenho tanta experiência assim e nessa vida estamos sempre aprendendo...


Para começar vou falar um pouco sobre os materiais essenciais e os principais cuidados que devemos ter.

O primeiro ítem é muita CRIATIVIDADE!!! No começo pode ser difícil encontra-lá, mas é só navegar nos blogs de scrapbooking para bater uma inspiração e conhecer alguns detalhes diferentes para tentar adaptar em seu scrap. Depois que começar a fazer, vai começar a surgir várias idéias novas, acreditem!!

Outro ítem importante é a preocupação em usar produtos livres de ácido, isso ajudará a conservar a foto, evitando corrosão, desbotamento e aquela aparência amarelada que o tempo causa. Para certificar que esteja utilizando um produto especifico para scrapbooking, procure na embalagem a palavra "acid-free" (livre de ácido). E não pense que isso vale só para o papel não, vale pra tudo: papel, cola, fitas, rub-ons, adesivos... tudinho! Isso vai garantir que o seu trabalho continue vivo por muito mais tempo.

Sempre que for colar alguma foto, prefira colar ela com fitas adesivas do que a cola em tubo (tudo livre de ácidos, não esqueça!!). A cola em tubo quando usada com excesso pode deixar a foto ondulada com aspecto de molhada. Usando a fita você evita este probleminha!

Carimbos e canetas são ótimas ferramentas para inicio pois é fácil de usar e todo mundo já brincou de desenhar ou carimbar na escola quando pequeno né... abuse deles, mas atenção na hora de escolher o produto pra não estragar todo o seu trabalho, procure materiais acid-free. Se for usar tintas, prefira as tintas aquarela ou tinca acrílica.

Tenha sempre por perto um paninho para limpar as mãos, principalmente se usar tintas, canetas e carimbos. Eles normalmente sujam as mãos e sem perceber acabamos manchando algum detalhe do projeto quando menos esperamos. Eu costumo usar também aquele papéis umidecidos, tipo baby wipes, pois facilitam tanto para limpar as mãos quanto os carimbos antes de guardá-los.

Caso queira usar no seu projeto algum detalhe que você não sabe se é livre de ácido, como o convite da festa que você foi, você pode utilizá-lo sim, desde que este esteja protegido em um plástico evitando o contato com os demais materiais. Normalmente o pessoal usa uns saquinhos de polipropileno que isola o material. Isso ajudará a conservar o ítem utilizado também. Muitas pessoas utilizam sem proteção mesmo (que eu confesso que acho até mais bonito), mas isso pode acarretar em danos no seu projeto com o passar dos anos, mas isso é uma questão pessoal de cada um... Ou você também pode scranear a imagem e imprimir em material apropriado que também fica legal.

Saber escolher a foto e combinar os papéis e ítens a serem utilizados faz uma grande diferença.. mas isso é gosto.. com o tempo a gente pega o jeitinho.

O tempo também é um ítem importantíssimo, e que me falta muito... qualquer trabalho artesanal requer que você tenha um espaço e tempo para brincar com ele, fazer as coisas apressada acaba não dando muito certo, você acaba errando... ainda mais no começo. Faça tudo com calma e em um lugar tranqüilo... pelo menos no começo!! Se tiver alguma amiga que também está iniciando, tente arrumar um horário para vocês fazerem os projetos juntas, assim uma ajuda a outra, dá dicas, palpites e fica muito mais divertido!!

Mãos a obra e boa sorte para todas!! Logo volto com mais dicas...

Bjinho! Si

2 comentários:

  1. Oi, Si, muda a cor dessa fonte escura, pois sou meio miope e não consigo ler nada. rs*****, bjinhos

    ResponderExcluir
  2. AMEI SUAS DICAS!!!ESTOU COMEÇANDO ESSE HOBBY AGORA E ESTOU APAIXONADA E CHEIA D DUVIDAS,RSSS

    ResponderExcluir

Oba!! Obrigada pelo seu comentário!!!!